segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bonus Stage # 01-Mirai Nikki

ATENÇÃO: O MINISTÉRIO DO ANIMÊ ADVERTE: ESSE POST CONTÊM SPOILERS SOBRE O ENREDO DA HISTÓRIA, PORTANTO SE NÃO QUISER LER ESSE POST E SÓ FECHAR!!!







No Japão, 2013 já chegou enquanto aqui no Brasil ainda é 2012 então estou escrevendo o meu último post nesse blog em 2012. E o Bonus Stage é sobre o animê e mangá Mirai Nikki.

Mirai Nkki(Diário do Futuro) é um mangá e animê escrito Sakae Esuno tem 14 volumes publicado pela Kadokawa Shoten em 2006 e terminado em 2007( sendo 2 últimos histórias paralelas ao original) e tem uma adaptação em animê de 26 episódios pelo estúdio Asread.




Mirai Nikki conta a história de Yukiteru Amano, é um forever alone que escreve suas anotações diárias no seu celular e de uma hora para outra ele começa a ter um sonho com uma entidade chamada Deus Ex Machina , que revela a Yukiteru que ele é um participante de um jogo de sobrevivência e que ele tem que matar 11 pessoas que usam seu celular como arma( incluindo Yukiteru), e é revelado a Yukiteru que seu celular é um diário do futuro e também uma arma. A porra fica mais séria ainda quando ele começa a ser seguido por uma garota que leva a palavra "stalker" a um outro nível, chamada Yuno Gasai que está disposta a dar sua vida por Yukiteru.


Eu gostei de Mirai Nikki, é um bom animê, com uma história bastante envolvente os personagens bem explorados principalmente a Yuno e  a Minene, que me supreenderam muito principalmente a Yuno pois achei que ela não passava de uma psicopata e no decorrer do animê ela me supreendeu muito se fosse para dizer: "Quem ganharia no final do animê" seria ela, e não o Yukiteru, mas já já chego no protagonista. Então voltando ao ponto da Yuno acho ela muito, mas muito foda que o principal porque ela faz tudo por ele, chega ponto de até drogar e sequestrar ele como desculpa para salvá-lo na minha opinião a Yuno merecia se tornar Deus, mas ai a história chega em outro ponto que não vou misturar que seria o final do animê.

Agora o protagonista, vossa senhoria é um CAGÃO!!!!! o termo é muito pesado eu sei, mas não vem outro na cabeça, o Yukiteru ele passa quase o animê inteiro dependendo da Yuno, ele não toma uma atitude por si mesmo.Mas uma coisa interessante que pude notar do ele perde os pais, ele começa a evoluir como personagem ele passa a querer matar os outros participantes, com o intuito de reviver os pais então você percebe que a sua personalidade muda um pouco de fracote para um cara forte, mas eu não pude deixar de notar uma coisa no Yuki: Ele não tem ódio como os outros participantes, ele não tem motivação no começo do animê para matar uma pessoa, o que ele quer é apenas fazer pactos de sobrivivência com os outros competidores para não morrer e também não querer que os outros morram, mas quase ninguém no animê entende isso, pois a maioria dos participantes desse jogo querem apenas objetivos para si  e sabem que se vencerem poderão realizar tudo o que queriam e que como humanos não podem realizar nada, como é o caso da Oitava, a Kamado Ueshita que quer se tornar Deus pelas crianças do orfanato que administra dos sétimos Marco Tsubaki e da Ai Mikami que querem se tornar deuses para  poderem viver o amor eterno e também do quarto  que é um policial chamado Keigo Kurusu que muda de lado para salvar o filho doente, então a maioria dos personagens de Marai Nikki tendem a mudar de lado e se tornarem egoístas devido as circunstâncias apresentadas no animê, ou seja seus próprios objetivos pesam mais do que a solidariedade entre os competidores.

Então Mirai Nikki mostra esse lado ruim do ser humano, que em questão de sobrivivência a vida humana não tem nenhum valor e que o senhor mostra o seu pior lado quando se trata disso, é uma questão filosófica muito bem bolada pelo autor.




                               participantes de Mirai Nikki

Mas enfim, no final de Mirai Nikki nós temos então 10º participante que é o prefeito da cidade em que ele quer idealizar numa raça de pessoas em que todas elas sejam portadoras do Díário, é um vilão muito bom para a animê, pois ele parte da idéia de destruir e reconstruir acho isso muito legal num vilão de animês.

E ainda tem a trupe da nova escola do Yukiteru que aparece do meio para o fim do animê e ai temos um "aprendiz" do "L" e do Near em que ele começa a desconfiar de tudo.... mas ai meus amigos é com ele que a PORRA FICA MAIS SÉRIA!! para a tristeza do mundo ele beija o protagonista na frente da Yuno.



E no final animê, nos dois últimos episódios a história começa a viajar na maionese, a Yuno que morreu ela é uma terceira Yuno que quer se tornar Deus para começar um outro jogo enfim uma viagem, o final de Mirai Nikki era o que eu esperava, ou seja todo mundo feliz para sempre ou "NÃO", eu  esperava a Minene  se casar com o policial e esperava o Yukiteru terminar sozinho, numa dimensão solitário.


Então é isso o bônus stage termina por aqui, obrigado por lerem esse post e desejar um feliz ano novo a todos, Obrigado e que venha 2013!!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Universidade de Tóquio-Toudai


A universidade de Tóquio, conhecida como Toudai foi fundada em 1877 durante a Era Meiji, com o nome de Universidade Imperial e depois da segunda guerra foi renomeada para Toudai. Atualmente é a melhor universidade da Ásia e a 27ª melhor do mundo.
A Toudai possui cinco campi espalhados pela região de Kanto, 10 faculdades, 11 institutos de pesquisa e 15 cursos de pós-graduação.

O exame de admissão para entrar na Toudai é o vestibular realizado uma  vez no ano e também admite estudantes estrangeiros, no Brasil esse exame pode ser feito por consulados japoneses em 8 estados, mas para isso é preciso fazer um exame de proficiência de língua japonesa.Na imagem abaixo mostra a Toudai por fora.


E agora uma outra imagem que mostra a Toudai por dentro,numa aula de Direito:




Existem boatos que a Toudai, computa na nota final de um estudante japonês a disciplina, diferente no Brasil , os estudantes não podem matar aula e ficar sem fazer nada, geralmente grupos de estudantes são vistos durante o intervalo e término das aulas.

A imagem mostra um estudante japonês comemorando porque passou na universidade, que sensação bacana, já que o nível de concorrência da Toudai é altíssimo.

Segundo estatísticas, o curso mais concorrido da universidade é o curso de Engenharias, quem quiser ser engenheiro ou da área de Exatas a Toudai é o lugar certo.


Antigamente nos anos 80 só se podia fazer vestibular no Japão 1 vez na vida e isso aumentou o número de suicídio entre jovens de 15 a 19 anos de idade, atualmente pode-se tentar o vestibular da Toudai quantas vezes quiser, mas prepare-se para estudar bastante, pois uma universidade dos sonhos de qualquer jovem japonês.
A Toudai já foi tema de animê como foi o caso de Love Hina, em que o protagonista queria fazer o curso de  Direito na facu, mas foi reprovado 3 vezes, e já com 20 anos de idade percebe-se que ele era mal visto pelos familiares e pelos amigos.

Assim termino mais um post que no próximo irei falar de um tema polêmico no Japão: o suícidio de jovens japoneses considerada a maior do mundo.

Mas antes teremos um bônus stage....

Iene- A moeda Japonesa

O Iene(ou como se pronúncia Yen) é a moeda em circulação no Japão. O Iene atualmente está custando 0,02 centavos de reais e subdivide em moeda e em dinheiro como mostra as figuras abaixo:

Aqui estão as moedas de 1,5,10,50,100 e 500 ienes, como mostra imagem.






Agora as notas de 100,2000,5000 e 10000 ienes.

A nota de 1000 tem a imagem de Natsume Soseki, um escritor japonês que viveu durante a era Meiji.

A nota de 2000 ienes tem a imagem do castelo Shuri de Okinawa e no verso um trecho de um conto de Genji Monogatari.

A nota de 5000 tem a imagem de Ighiyo Higuchi, um poeta da Era Meiji.

A nota de 10000 tem a imagem de Yukichi Fukuzawa, um filósofo japonês da Era Meiji e fundador da Universidade de Keiko.

O Iene existe desde 10 de maio de  1871, até os dias atuais sendo, as moedas de 500 feitas de prata são raras e é de uso mais de colecionador.

 Uma doceria em Tóquio. Dá para ver os preços em iene.




quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Samurai X

Vocês conhecem Samurai X ou Rurouni Kenshin-Crônicas da Era Meiji?:



Samurai X marcou a infância de muita gente e a minha também.Eu brincava de Samurai X quando era moleque e adorava o Sanosuke Sagara( já,já chego nele).

A história começa em 1878, 11 anos depois do fim do Xogunato Tokugawa e nosso protagonista é Kenshin Himura, um andarilho(Rouruni) que vaga pelo Japão. Kenshin ficou conhecido como Battousai, O Retalhador, esse apelido foi dado porque domina o Battoujutsu e o Estilo Hiten Mitsurugi com perfeição e com essa técnica matou muitas pessoas a serviço dos monarquistas e arrependido de seus crimes ele vaga pelo Japão inteiro e agora protege as pessoas com sua espada, quando Kaoru Kamiya cruza seu caminho a nossa saga começa:

Kaoru Kamiya, dona do dojô Kamiya e professora do estilo Kamiya Kashin(espada para a vida) está combatendo Battousai só que é um falseta e encontra Kenshin.O falso Battousai era um aluno do pai de Kaoru e que foi expulso do dojô pois, era contra a filosofia Kamiya Kashin e por vingança resolve atacar Kaoru mas Kenshin a salva e aí começamos a história.

Conhecemos Yahiko Myoujin, descendente de samurais, que vivia como ladrão para pagara as dívidas que tinha com a Yakuza sabendo disso Kenshin o salva e o leva para ser aluno de Kaoru.




Uma foto do dito cujo.

Após esse evento, temos agora o último membro do grupo Kenshin, Sanosuke Sagara, conhecido como Zanza, por carregar a espada Zanbatou. Zanza odiava os monarquistas pois eles mataram seu querido amigo Capitão Sagara que deu sua vida para salvá-lo, ambos faziam parte do Exército Imperial "Falso" uma facção dos monarquistas composta por camponeses, essa denominação falso pois prometeram ao povo redução da metade do imposto e o governo os usou de fato como bodes expiatórios e a cabeça do Capitão Sagara ficou exposta e praça pública, ou seja a morte mais humilhante na época.

Sanosuke sabendo disso desafia  Kenshin a uma luta e perde, e depois disso se junta a Kenshin e o restante da galera.
Capitão Sagara e Sanosuke.


Logo depois de conhecer Sanosuke, Kenshin enfrenta seu passado e espadachins de sua época  como Jin-E-Udou, por exemplo. 


Primeiro Encerramento Música: Tatics


Após Jin-E-Udou, começa a saga de Aoshi, um líder de um clã ninja, a serviço de Kanryuu Takeda, um traficante de Ópio e aí conhecemos Megumi Takani que era uma médica e fabricava ópio para Takeda e cruza com Kenshin e Sanosuke enquanto, fugia de Beshimi, um dos subordinados de Aoshi.
Beshimi é derrotado por Kenshin e a leva para o dojô.

Obs: Kaoru ficou muito ciumenta quando Kenshin a levou.
E aí aparece o gigante que cospe fogo, Hyottoko que foi facilmente derrotado por Sanosuke e Kenshin e Beshimi volta e lança um projétil venenoso que atinge Yahiko enquanto protegia Megumi.Após salvar Yahiko á beira da morte.Sanosuke fica puto com Megumi pois ela fabricava ópio e isso causou a morte do amigo de Sanosuke.

Após ser capturada de novo pelos homens de Aoshi, Kenshin e seu grupo precisam salvá-la a todo custo e conseguem mas a um grande custo: Os amigos de Aoshi foram mortos.


Depois desses eventos temos a saga de Hajime Saitou e de Makoto Sishio( na minha opinião a mais foda).

Makoto Sishio era um espadachim que teve seu corpo incenerado e que sobreviveu por pouco e que jurou vingança aos nobres da Restauração Meiji e fundou o Juppongatana(as dez espadas) é nessa saga que conhecemos Misao Makimachi, admiradora de Aoshi ,Okina líder da gangue Oni e o mestre de Kenshin, Seijuurou Hiko.É nessa saga que a abertura muda:




O plano de Sishio era incendiar Edo, mas é impedido por Kaoru,Yahiko e pela Gangue Oni.Enquanto isso Kenshin,Saitou e Sanosuke atacam a base de operações de Sishio e por fim temos a grande luta de Sishio vs Kenshin em que todos os aliados de Kenshin apanham e do nada nosso querido Battousai derrota e põe fim aos planos de Sishio e seus seguidores.


Uma imagem de Sishio e membros do Juppougatana




A Globo(aquela merda) exibiu Samurai X em 1998, mas fizeram muita cagada, pularam cenas,episódios.....E o Cartoon em 1999 comprou e exibiu o animê completo na época era o Toonami ainda.
O animê tinha 95 episódios e  o mangá era dividido em 28 volumes.

Após Sishio, como o animê na época estava alcançando o mangá foram criadas 3 novas sagas: A saga do Cristãos, a Saga dos Cavaleiros Negros e a do Clã Sanada.(Na minha opinião uma bosta).

E no mangá nós temos ainda a saga de Enishi,irmão de Tomoe esposa de Kenshin que foi morta pelo mesmoque está á procura de vingança e forma um grupo para que Kenshin pague pelos seus pecados.

E se você quer ver essa vingança e o passado do Battousai tem os OVA's que mostram essas duas partes e como ele ganhou a cicatriz no rosto.

Vários personagens de Samurai X foram baseados em pessoas reais e existiram como Hajime Saitou, Tachimichi Okubo e Souzou Sagara eles existiram sim:

Aqui está Hajime Saitou:


E alguns foram baseados em pessoas reais como Sishio e Jin-E-Udou foram baseados no Kamo Seriwaza(desculpem estou sem a imagem)


E claro nosso Kenshin Himura ele foi baseado no Kawakami Gensai, um retalhador da época, aqui está a
 foto:




Diz a história que ele podia ser confundido com uma mulher e ficou famoso por matar uma famosa figura em plena luz do dia, cortando o sujeito ao meio!!!!


Samurai X obrigado por alegrar minhas tardes depois da escola,obrigado por fazer parte da minha vida e me ensinar valores que levo a vida toda.Termino esse post com uma citação de Himura e com o encerramento Heart of Sword:

"Eu costumava usar minha espada, não era para poder e glória e sim para construir um mundo onde as pessoas podiam ser felizes".
O nosso primeiro post ninguém nunca esquece, para mim começar esse projeto de blog vai ser único.Então dou início a esse projeto ousado chamado "Um pedaço do Japão" nele irei abordar a cultura,sociedade, animês e aspectos da sociedades japonesa. Sim teremos J-Pop(para alegria de alguns) e elementos tristes e polêmicos do Japão.
この旅の幸運を祈る。*
Tradução*:Boa sorte nessa jornada




O vídeo acima é uma canção tradicional da ilha de Okinawa, na qual falarei em outra oportunidade.Uma das minhas canções favoritas sobre o Japão.